Bolo Gelado de Coco

C de Coco > Este é o ingrediente principal da receita de hoje. Rico em minerais, como potássio, cálcio, magnésio, manganês, ferro, zinco, Iodo e cobre, também é ótima fonte de Ácido Fólico (Vitamina B9), vitamina B3 e excelente em fibras e ácidos graxos essenciais. Sua principal composição é de Lipídios que fortalece nossa musculatura e, aliado à alimentação balanceada, é fácil e lentamente transformado em energia no organismo.



VOCÊ SABIA?
O coco, em suas diversas apresentações, é um ótimo ingrediente para incrementar a alimentação das crianças e de toda a família.  Um dos motivos por ser tão usado em receitas naturais e também por atletas, é seu poder de destruir capas de gordura que se acumulam de forma prejudicial no corpo. Outro segredo de seu SUPER PODER IMUNOLÓGICO está em sua composição natural de Ácido Láurico – mesma substância encontrada no leite materno, que fortalece nosso sistema imunológico.


Por se adaptar melhor em lugar quente e úmido e, aqui no Brasil, ser extraído principalmente de coqueirais na região Nordeste, o COCO é associado ao cenário de Praia, mas é também muito produzido no estado do Pará. Na feira ou no mercado, para saber se o coco seco está bom, ainda fechado, bata na casca dura com uma moeda e ouça: se o som estiver fino (estridente) o fruto está ótimo. Caso o som esteja oco, cuidado! Pode não estar bom para consumo.


Aqui em casa costumamos usar muito o coco seco in natura. Parte dele, ralamos e congelamos pra usar nas receitas durante a semana – recheamos tapioca, salpicamos nas frutas secas, batemos no iogurte ou fazemos bolo. Com a outra parte (a camada que ainda tem uma fina casquinha marrom) produzimos “leite” de coco natural. Para isso, é só bater os pedacinhos no liquidificador com água morna e peneirar. Esse leite de coco serve tanto para receitas doces, quanto salgadas. O bagaço também pode ser aproveitado nos preparos – como na confecção da “farinha” de coco que usamos para fazer biscoitos. 


Antes de amadurecer e secar toda a casca grossa,  o COCO VERDE nos serve aquela água refrescante e uma leve camada de polpa com sabor suave. Logo mais, quando o calor bater, uma dica super gostosa é fazer picolés com ÁGUA DE COCO VERDE e pedacinhos de frutas frestas.   



ATENÇÃO
Ainda que seja mais resistente ao aquecimento do que outros óleos, para que mantenha suas propriedades antioxidantes é preferível que o óleo de coco seja utilizado em receitas e preparos frios. Segundo pesquisadores e nutricionistas, o óleo de coco deve ser extraído a frio pois, se industrializado e muito aquecido, se transforma em gordura prejudicial – gordura trans, assim como as gorduras dos ultraprocessados.


Deixe uma resposta