Flores Comestíveis

F de Flores Comestíveis > Embora cada vez mais populares nas feiras, prateleiras de supermercados, bistrôs e restaurantes e em nossas receitinhas, a maioria das flores comestíveis  ainda estão classificadas entre as Plantas Comestíveis Não Convencionais (PANcs) pois, como o próprio nome diz, ainda não fazem parte do hábito alimentar convencional da população em geral. Mas, outras delas você já conhece o sabor só de olhar… é o caso da couve-flor e do brócolis.




CORES & SABORES – Nas flores, assim como em outras espécies vegetais, as cores revelam a presença de compostos bioativos, substâncias que também podem trazer sabor e muitos nutrientes. O verde sempre indica a presença da clorofila, enquanto as cores amarelo-alaranjadas derivam dos princípios dos carotenoides. 
No Ipê Roxo (flor comestível), a cor vem principalmente das chamadas antocianinas, que estão presentes também em outras frutas e vegetais de tonalidade vermelho e azuladas, como morango, berinjela, mirtilo e repolho roxo. Mas, outra substância é a responsável pela cor vermelho-violeta da beterraba e da pitaya roxa, por exemplo: ela se chama betalaína. Por isto, além das cores e sabores, as frutas, legumes e verduras (como as flores) podem trazer inúmeros benefícios à saúde. Mas, é importante também que sejam consumidas moderadamente, com um planejamento alimentar elaborado sempre observando os efeitos no organismo


Mas atenção!!! Antes de levar para a cozinha, é importante saber se a flor é mesmo comestível e, ainda assim, como foi cultivada.
Seguem algumas dicas:
– as FLORES COMESTÍVEIS DEVEM SER ORGÂNICAS (cultivadas sem agrotóxicos)
PRECISAM SER LAVADAS com hipoclorito de sódio antes do uso culinário
NÃO CONSUMA aquelas PROVENIENTES DE FLORICULTURAS ORNAMENTAIS, Estas, são cultivadas para uso ornamental e trazem também a toxicidade dos pesticidas e outros químicos geralmente utilizados para garantir a durabilidade, a aparência, e até mesmo a coloração por um tempo prolongado.

Observados estes cuidados, as FLORES COMESTÍVEIS são super indicadas para compor qualquer prato e você até pode cultivá-las na hortinha de casa, ou com os vasinhos de temperos frescos.






Fontes de Pesquisa:
Adabre A, Chan APC, Osei-Kyei R, Agyekum K. The challenge of implementing green building practices in developing countries: A systematic review of drivers and barriers. Sustentable Production and Consumption. 2022;29:725-735.
Alves LC, Biondo E, Sant’Anna V. Sustentabilidade e flores comestíveis no Brasil: aspectos nutricionais, gastronômicos e toxidez. Rev Tecnol Soc. 2023;19(56):29-50