Quem Somos

ateliê_frente

A Cozinha do MiniChef foi criada para familiarizar os pequenos com o sabor das descobertas na Cozinha. Este é um exercício constante em nossa própria casa:

Íris, Davi, Caio e Nina – filhos de Ana Inês e Daniel Cruz – são inspirações para as grandes aventuras gastronômicas em família.

Íris fez seu primeiro bolo sozinha aos 6 anos. Conta que, na época, só esperou pra ligar o forno… Foi ela quem apresentou a brincadeira na cozinha aos irmãos, com a receita preferida de cada um e, até hoje, continua nos brindando com novas descobertas culinárias – entre quiches, bolos,  tortas, cardápios veganos, pães, biscoitos e temperos especiais…  Profissional da comunicação, é  responsável  pela assessoria, marketing e mídias sociais da Cozinha do MiniChef.

Davi também começou cedo: a primeira oficina Gourmet da Cozinha do MiniChef teve historicamente seu comando, aos 13 anos, com grande estilo. Foi ele também quem comandou, ao lado da mãe, nossa Oficina para crianças com restrições alimentares, na Faculdade de Medicina da Unb. Hoje,  já conta experiências em grandes eventos ao ingressar profissionalmente na carreira de Gastrólogo, mas continua acompanhando as atividades da Cozinha do MiniChef.

Caio, desde cedo também já dava ótimas Dicas para datas especiais: Veja matéria do Super, no Correio Braziliense, para o dia das mães. Hoje vem à Cozinha com ritmo adolescente, pra exercitar sua autonomia no Cardápio do dia a dia e na redescoberta das receitas mais praticas e convidativas com gosto de brincadeira, como os cookies e lanches.

Nina nasceu com o raiar da brincadeira na cozinha,  deu seus primeiros passos de mini chef com cenários de frutas e  forminhas de biscoitos, descobriu as panquecas e o sushi kids e a cada dia desperta para novos sabores… Hoje tem adorado gravar os videos com dicas e receitas, pra nossa SOPA DE LETRINHAS.

Eles são os verdadeiros Mini Chefs de nossa Cozinha. Mas, a paixão começa com as receitas de família. Esta é outra grande vantagem de quem habita o lugar convidativo da casa: garimpar o tesouro afetivo trazido na história de cada prato… assim, conseguimos aproximar gerações e conhecer nossas próprias raízes. A historia é antiga:

Daniel Cruz Aprendeu a cozinhar observando sua mãe, Madalena Cruz, a temperar o almoço durante a noite e finalizar, no outro dia pela manhã, antes de ir ao trabalho.  Nasceu em Recife, mas com os pais  do Pará e do Amazonas, cresceu numa miscigenação de temperos: do tacacá ao pirarucu de casaca, do arrumadinho de charque à peixada pernambucana. Para ele, os cheiros e os sabores da cebolinha, do coentro, do urucum, da pimenta do reino, do cominho, do vinagre e do azeite trazem uma deliciosa lembrança de infância, e são o ponto de partida para uma viagem gastronômica. Há mais de 25 anos atua no Jornalismo e,  também com formação em gastronomia pelo Uniceub e pelo Instituto Argentino de Gastronomia (IAG) é co-fundador e consultor da Cozinha do MiniChef.

Ana Inês sempre adorou escrever, contar histórias e brincar de Cozinha. Assim nasceram suas descobertas profissionais. Depois de 20 anos de atuação no jornalismo – escrevendo e contando histórias – criou a Cozinha do MiniChef e relembrou o gostinho de infância. Quando criança, no pequeno jardim de um apartamento térreo, fazia das ervas (hortelã, capim santo e erva cidreira), um verdadeiro chá de bonecas… aos 8 anos de idade descobriu as receitas de bolo, que completavam a brincadeira. Mais tarde, ao nascerem suas maiores inspirações – Íris, Davi, Caio  e Nina –  plantou novas sementes sobre a a Consciência Alimentar e a Nutrição – esta última, despertou de forma imersa na área acadêmica, em um breve curso sobre o tema Child Nutrition and Cooking, da Universidade de  Stanford. Já, a Consciência Alimentar, abraçou de forma intuitiva desde a amamentação exclusiva, à introdução alimentar e cultivo constante de hábitos saudáveis para a vida dos filhos.  Ali na cozinha, poderia trabalhar e acompanhar de perto o crescimento de seus pequenos. Com a mesma receita, na Cozinha do MiniChef, poderia  abrir a brincadeira também a muitas outras crianças e orientar mães e pais  durante as experiências no ambiente lúdico da cozinha, a redescobrirem Sabor de Brincar .