Receitas Juninas -Comidinhas de Milho

M de Milho > Pipoca, Canjica, munguzá, curau, pamonha, broa, polenta, pães e bolos…. Olha só quanta comida gostosa podemos preparar com este cereal que é um dos mais antigos do mundo.  Essas comidinhas são símbolo das Festas Juninas, porque as comemorações celebram a colheita do MILHO em muitas comunidades rurais – especialmente no Nordeste do Brasil. Mas hoje, de acordo com a região e com a espécie da semente, a colheita de MILHO pode ser feita durante todo o ano, para abastecer Brasil afora. Assim fica mais fácil ter sempre o ingrediente para as nossas receitas, não é mesmo?


Durante milhares de anos o MILHO foi a base da alimentação de muitos povos indígenas da América Latina – os Inca, Maya e Azteca… Por isso, o próprio nome dado por nossos ancestrais Latinos, significa “sustento da vida”.  Hoje, um grande desafio de pequenos produtores é o cultivo de sementes de milho orgânico e não transgênico. O sabor e a qualidade são muito melhores. Aqui nesta foto, no Congresso Latino Americano de Agroecologia, trocamos nossas sementes de ipê, por sementes crioulas de milho.

Sustento da Vida também, porque o cereal garante energia para nosso organismo. A cor amarelo-avermelhada das centenas de espécies de milho é dada por uma substância chamada ZEAXANTINA que,  junto à LUTEÍNA, ajuda a manter nosso corpo resistente a doenças. Por isso o MILHO é uma ótima fonte de VITAMINA A, Vitaminas do complexo B e Minerais como fósforo, ferro, potássio e zinco. 


Vamos Brincar?
Por aqui os convidados foram os bonequinhos de Nina… Nossas comidinhas feitas de massinha de modelar fizeram o maior sucesso!!!


Ah! uma dica, pra que a VITAMINA A do MILHO seja melhor aproveitada por nosso organismo, é comer o milho cozido, regado com um pouquinho de azeite de oliva ou manteiga. Além de ficar delicioso, a gordura (ácido graxo) ajuda a absorção da VITAMINA A, ótima para a saúde da pele e dos olhos


Separamos duas receitas pra vocês fazerem em casa. Uma de selo AZUL (Bolo de Milho sem leite) e outra de selo ROSA, que é a nossa trancinha de milho, sem glúten e sem leite. Assisa ao video pra ver o passo a passo.

Deixe uma resposta